Uma simples ferida na língua pode ser a primeira indicação de um possível câncer de boca. Apesar de afetar a língua, esse tipo de câncer raro pode atingir a cavidade oral se espalhando para os lábios, bochecha e gengiva. Por apresentar sintomas parecidos com outras enfermidades, a doença se torna difícil de ser detectada no estágio inicial.
Segundo o site Medical News Today, especializado em saúde, as células cancerígenas podem aparecer em duas regiões distintas: no dorso da língua( área próxima ao pescoço), chamado de câncer de orofaringe, e na ponta da língua, chamado pelos especialistas de câncer de língua oral.
A causas da doença ainda não são totalmente explicadas pela medicina. Porém, estudos apontam que certos hábitos podem contribuir para a sua incidência, tais como: Consumo de bebidas alcoólicas em excesso e uso de cigarros e seus derivados. A falta de higiene bucal também é um fator que pode elevar a probabilidade do diagnóstico.
Confira os sintomas
Aparecimento de machucados que demoram cicatrizar e dor local. Manchas de cor avermelhada ou esbranquiçadas; desconforto ao engolir ou dor de garganta, úlceras que não cicatrizam; dificuldade para movimentar a língua; sensação de peso na língua; sensação de dormência na boca; sangramento sem causa aparente e caroço na língua.
Vale lembrar que o surgimento desses sintomas podem ser causados por outras condições sem relação com o câncer. Em caso de dúvidas consulte um especialista.
Tags:
Saúde